3 dicas para quem quer comprar um imóvel agora

25 de maio de 2017

Apesar de retratarem tempos difíceis e de estagnação da economia, os períodos de crise não devem significar tempos não propícios para investimentos. Pelo contrário, a crise pode significar oportunidade e o segredo é saber em que investir.

Os imóveis fazem parte dos investimentos que são considerados vantajosos e, acima de tudo, seguros em épocas difíceis, pois tendem a ter seus preços de venda reduzidos por conta da desaceleração do mercado e a manter a sua valorização ao longo dos anos.

Se você quer comprar bens para investimento ou então para moradia própria, reunimos algumas dicas sobre o setor e características dos imóveis para ajudar a encontrar as melhores oportunidades e fechar um bom negócio. Confira!

1 – Analise as oportunidades e negocie

Um imóvel representa uma compra grande, que deve ser decidida com calma, analisando as melhores oportunidades até encontrar a que se encaixa no seu perfil. Fique atento às propagandas de construtoras e imobiliárias. Periodicamente, elas lançam ótimas ofertas, que são excelentes oportunidades de compra. Mesmo que elas apareçam, saiba investir o seu dinheiro e não deixe de negociar. Se o pagamento for à vista, fica ainda mais fácil de fazer contrapropostas.

2 – Tenha olhos de investidor

Apesar de significar a concretização de um sonho, você deve olhar para as ofertas com olhos de investidor e levar em consideração algumas características do imóvel.

Localização

O imóvel pode até atender às suas necessidades, ter uma boa planta e outras facilidades, mas ele precisa ter uma localização privilegiada para que represente uma boa oportunidade. Por isso, antes de fechar o negócio, analise os acessos do imóvel, assim como a vizinhança e os serviços oferecidos nos arredores, como supermercados, escolas e restaurantes, por exemplo.

Valor percebido

Além do custo final do imóvel, leve em conta o seu valor percebido. O preço da comodidade e conforto é subjetiva, por isso, no caso de apartamentos, por exemplo, você pode avaliar o que o condomínio oferece para os seus moradores. Se ele conta com espaços como gourmet, fitness, cinema e playground, por exemplo, agrega valor percebido ao empreendimento.

Segurança

A segurança é um quesito importante para dez entre dez pessoas que querem comprar um imóvel. Isso porque, se a intenção é a moradia, a tranquilidade é um fator essencial e é preciso avaliar o grau de exposição da sua família à violência. Se você quer comprar um imóvel para investir, também deve levar em conta essa questão, já que ela influencia, e muito, na decisão final de um locatário.

No caso de apartamentos, por exemplo, avalie o sistema interno, como vigilância e controle de acesso de moradores e visitantes.

3 – Escolha uma boa imobiliária

Todos esses pontos são essenciais para fazer uma boa escolha e você deve contar com uma boa imobiliária para dar todo o respaldo em um processo de compra. Além de garantir as questões legais relacionadas à oferta, ela será a responsável pela intermediação nas negociações. Por isso, antes de fechar negócio, procure uma imobiliária que tenha uma sólida história no mercado e que seja referência para bons negócios.

E você, quais os fatores avalia antes de comprar um imóvel? Ficou com alguma dúvida? Estamos a sua disposição!

Ir ao topo