5 dicas para a compra do primeiro imóvel

9 de maio de 2017

chave

A compra do primeiro imóvel costuma ser a realização de um sonho: sem mais aluguéis para pesar no orçamento e a conquista de um lugar próprio. Mas, como em quase toda primeira experiência, surgem muitas dúvidas nesse momento. Como aplicar bem o dinheiro e como acertar na escolha do imóvel ideal? Para ajudar a responder a algumas dessas questões, reunimos algumas dicas muito úteis na hora de investir no primeiro imóvel. Veja quais são elas!

1 – Escolha um imóvel de valor menor do que o disponível na poupança

É importante lembrar de todos os custos envolvidos na compra de uma casa ou um apartamento e calcular as despesas extras antes de fechar negócio. Dois itens que devem constar nessa conta são as taxas de cartório e o valor a ser gasto para mobiliar o imóvel. O ideal é também deixar guardado o suficiente para pagar gastos da casa, como o IPTU e para cobrir possíveis emergências. Assim, você evita dificuldades financeiras no futuro.

2 – Conte com bons profissionais

Experiência nunca é demais na hora de avaliar se a compra de determinado imóvel é um bom negócio. Para começar, não dispense a ajuda de bons e confiáveis corretores. Estes são profissionais com acesso a uma grande variedade de casas à venda no mercado. Também têm conhecimento suficiente para dar boas dicas sobre a localização, por exemplo. Você também pode contratar um advogado para ler as cláusulas do contrato, caso se sinta mais seguro assim. Engenheiros ou eletricistas são profissionais que podem ajudar a fazer uma vistoria técnica no imóvel.

3 – Preste atenção na localização

Este é um ponto que influencia muito no cotidiano. O ideal é que a casa seja próxima do local de trabalho. Avalie a rota a ser feita e, principalmente, o trânsito nos horários de pico deste trajeto. Um imóvel bem localizado também deve ter comércio por perto, farmácias, supermercado, academia e o que mais for necessário para garantir o conforto da família. Uma dica importante é avaliar o potencial de crescimento do bairro para ter uma ideia das possibilidades de valorização do imóvel nos próximos anos.

4 – Não compre por impulso

Não compre o primeiro imóvel que visitar; conheça outras opções antes de tomar sua decisão. Também é recomendado que o local escolhido seja visitado mais de uma vez, para avaliar o estado da casa e se há a necessidade de reformas. De preferência, as visitas devem ocorrer em turnos diferentes do dia. Aproveite para analisar o clima do bairro, durante o dia e quando escurece. Se possível, converse com seus prováveis futuros vizinhos para saber mais sobre a segurança e a tranquilidade da região.

5 – Avalie as necessidades futuras da família

Ao decidir qual é o imóvel ideal para você, considere os planos da família. Se o casal ainda não tem filhos, mas pretende ter em breve, é indicado procurar por casas com espaço suficiente para a criança. Outros exemplos são a necessidade de uma vaga extra na garagem, espaço no jardim para uma piscina ou um quarto a mais para fazer de escritório.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog para saber mais sobre compra de imóveis!

 

Ir ao topo