7 dicas para quem quer comprar um imóvel na planta

25 de maio de 2017

imovel-planta

Atualmente, a compra de imóvel na planta é uma modalidade muito procurada pelas pessoas. A possibilidade de morar em um imóvel novo, a personalização, a possibilidade de uma entrada menor e a facilidade de pagamento, com parcelas bastante acessíveis, vêm seduzindo compradores.

Apesar de ter muitas vantagens, a compra de um imóvel na planta requer cuidados para não se tornar uma fonte de dores de cabeça e problemas na justiça. Nesse caso, os cuidados devem ser redobrados porque o apartamento só será visto depois de construído. Mas se não dá para prever todas as possibilidades, dá para evitar várias complicações seguindo algumas dicas:

1. Verifique a localização do imóvel

Imóvel bem localizado é imóvel valorizado. Muitas vezes, pode não ser vantajoso comprar um apartamento sensacional a quilômetros de distância da civilização, mesmo por um ótimo preço. Observe se o bairro possui comércio, escolas, se é um lugar seguro e com qualidade de vida.

2. Cheque as credenciais da construtora

Uma boa construtora certamente conta com vários empreendimentos anteriores. E eles são uma boa pista do que você pode esperar no seu próprio empreendimento. A construtora costuma atrasar na entrega? Há queixas sobre ela no Procon? Os materiais usados na obra são realmente aqueles previstos em contrato? A construtora costuma cumprir prazos? As obras anteriores são regularizadas, com alvará e registros necessários?

3. Considere seu orçamento

Por mais que a entrada na compra de um imóvel desses seja muito menor e as parcelas geralmente bastante atraentes, é necessário considerar que um financiamento desse porte leva muitos anos para ser totalmente pago. E imóveis na planta, até a entrega das chaves, podem se valorizar até em 20% do valor previsto anteriormente, situação que se reflete diretamente no seu bolso. Procure estar ciente de todos os futuros imprevistos que possam acontecer para evitar surpresas.

4. Guarde tudo

Uma negociação desse porte costuma gerar muitos papéis, panfletos, folhetos dados por corretores, registros escritos, etc. Guarde tudo em uma pasta, pois em caso de problemas com o imóvel, eles serão a prova de que a construtora descumpriu com sua parte ou está se portando de forma abusiva.

5. Visite o apartamento decorado

Uma das desvantagens de comprar um imóvel na planta é não saber exatamente qual será o aspecto do apartamento na entrega. Por isso, é importante visitar o apartamento decorado, checar tudo o que for possível e tirar todas as dúvidas, pois o imóvel que você pretende comprar deverá ser parecido com ele.

6. Prepare-se para reformas

Esteja ciente que antes de estar pronto para ser habitado, o apartamento precisará de reformas, colocação de pisos e demais instalações, tudo isso envolvendo mais gastos. A construtora até poderá oferecer esses serviços, mas o mais comum é que esses ajustes fiquem por conta do comprador.

7. Espere por atrasos

Por lei, as construtoras podem demorar até 180 dias além do prazo contratado para entregar o imóvel. Observe se no contrato de compra há essa cláusula, lembrando que 180 dias é o prazo máximo de atraso na entrega. Se a entrega das chaves demorar mais tempo que isso, a justiça deverá ser acionada.

Você pretende comprar um imóvel? Quais desse pontos você considera mais importantes? Entre em contato conosco!

Ir ao topo