Como aproveitar áreas externas ao máximo

19 de março de 2017

asasas

Entre os locais preferidos que as pessoas gostam de ficar, destacam-se as áreas externas, que são vistas por muitos como um “santuário” para relaxamento, entretenimento e lazer. E, assim como o interior da residência, o seu exterior também deve receber uma atenção especial.

Afinal, é nele que os moradores receberão os seus amigos e familiares para conversarem no fim da tarde ou realizarem um happy hour enquanto aproveitam as nuances do sol. E para ajuda-lo nesta tarefa, decidimos reunir algumas dicas que mostrarão como decorar a área externa da sua casa para torna-la o mais agradável e aconchegante, para que você possa aproveita-la ao máximo. Confira:

Escolha bem o mobiliário
Para a área externa da residência ser aproveitada ao máximo pelos moradores e seus convidados, ela precisa conter móveis, não é verdade? Se a sua área for coberta, então dê preferência ao uso de um mobiliário mais delicado. Mas se ela não for, então os móveis terão que ficar expostos às intempéries. Neste caso, escolha peças que resistam a chuvas e raios solares, e que sejam projetadas exclusivamente para serem utilizadas ao ar livre.

Como o espaço deve incentivar o relaxamento, prefira móveis com tons neutros e que sejam confortáveis. E mesmo que o local seja grande, procure inserir poucas peças. Sofás para pelo menos duas pessoas, uma mesa de café e pequenos bancos já são suficientes para compor uma área externa incrível. Almofadas também podem ser utilizadas para melhorar o momento de descanso, mas desde que não sejam coloridas e chamem a atenção demais.

Mantenha uma área verde
Se você mora em uma casa que contenha um jardim com gramado, então aproveite-a ao máximo, pois ela certamente trará muito conforto térmico à sua residência. E ao contrário dos pisos feitos de cimento, as áreas gramadas permitem que os moradores cultivem uma variedade maior de plantas que não se adaptam aos tradicionais vasos, dando-lhes uma maior liberdade na hora de compor o paisagismo.

Mas se você prefere não ter toda a área externa da sua casa coberta por grama, então opte por pavimentar algum local específico com pedriscos, seixos, placas de cimento ou decks de madeira. E se você reside em um apartamento, então a área verde deve ser cultivada em jardineiras horizontais ou nos próprios vasos de plantas. De qualquer forma, o importante é que as belas folhagens verdes tragam vida à sua área externa e promovam o conforto térmico.

Instale uma ducha de água
Para se livrar do calor, nada melhor que tomar um banho, certo? Se a sua casa não possui uma piscina, aproveite para instalar uma ducha de água em um local pavimentado da sua área externa e, de preferência, com sombra. A água corrente que sai da ducha a uma pressão muito forte poderá ser usada tanto por você quanto pelos seus amigos e familiares para espantarem o calor das estações mais quentes do ano.

Procure manter uma sombra
Toda área externa deve permanecer coberta, seja para evitar os terríveis raios de sol, seja para conter os pingos de água das chuvas. Esta dica é importante principalmente para as crianças, que costumam dar preferência às áreas externas para brincar e acabam ficando muito tempo expostas aos os raios solares, que podem prejudicar a sua pele. Para adicionar sombra ao local, utilize toldos, guarda-chuvas, panos e coberturas retráteis.

Adicione um kit de refeições
Além de serem utilizadas para descanso, as sacadas, varandas e jardins também pode ser aproveitados pelos moradores para promoverem cafés da manhã, jantares ou até mesmo happy hours ao ar livre. Daí a importância de se ter um kit de refeições sempre à mão. Dependendo da ocasião, podem ser expostas bandejas com alças, pratos e copos inquebráveis, guardanapos grandes, abridor de garrafa e garrafa de água, vinho ou suco.

Aproveite a sua churrasqueira
Muitas pessoas preferem cozinhar ao ar livre do que eu suas próprias cozinhas. E o invés de cozinharem, grelham toda a comida que comem. Portanto, se você possui uma churrasqueira em sua casa ou apartamento, aproveite para colocá-la em uso. Você poderá preparar as refeições na churrasqueira e servi-la com o kit que citamos anteriormente para a sua família ou amigos em fins de semana ou ocasiões especiais.

Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e transformar a área externa de sua residência em um local incrível. 

Ir ao topo