Como calcular o valor atualizado do seu imóvel?

19 de março de 2017

asasasas

Essa dúvida muito comum faz um nó na cabeça de quem pretende vender a sua propriedade. Muitas vezes, temos uma ideia totalmente errada de como fazer essa análise e, sem parâmetros, a tarefa é quase impossível.

Vamos tratar o assunto com duas abordagens diferentes: como calcular o valor de um imóvel com a tabela de atualização de custos disponibilizada pelo site da Receita Federal e quais métricas utilizar para calcular o valor de um imóvel.

Como calcular o valor atualizado de um imóvel pela tabela de atualização de custos

Se o seu imóvel foi adquirido em uma moeda que não seja a vigente no Brasil, você deverá fazer a conversão para o valor em real e, a partir desse ponto, chegar ao valor atualizado. Para isso, é disponibilizada uma ferramenta muito útil no site da Receita Federal que nos permite acesso à tabela com os dados necessários para a conversão.

Basta acessar o site da Receita Federal e digitar “GCAP” na barra de buscas. O site mostrará resultados com links do “programa de apuração de ganhos de capital” e você deve escolher 2016. Depois, basta fazer download para o seu computador e executar o programa.

Em sua interface, ao clicarmos em “ajuda”, depois em “conteúdo” e por fim em “tabela de atualização de custo”, teremos acesso à “tabela de atualização do custo de bens e direitos”.

Utilizando a tabela

Na tabela há valores em mil-réis, cruzeiros, cruzeiros novos, cruzados, cruzados novos, cruzados reais e reais. Os valores de conversão são relativos somente até 31 de dezembro de 1995 porque o real já começou a vigorar efetivamente a partir da data. Você basicamente irá dividir o valor expresso na moeda da época pelo índice relativo ao mês e ano (que está na tabela) para encontrar o valor atualizado.

É importante ressaltar que este valor é utilizado para fins de declaração de impostos e não diz respeito à valorização do imóvel. O valor convertido em real representa o valor pelo qual o imóvel foi adquirido.

Como calcular o valor de um imóvel?

Agora que você já sabe como calcular o valor de um imóvel comprado com uma moeda que não está mais vigente, provavelmente deve estar se perguntando como fazer para calcular o valor da sua casa ou apartamento. Para responder a esse questionamento, usamos algumas métricas para montar um quadro que se encaixe na realidade de hoje. Aí entram fatores regionais e econômicos, o que torna a análise um pouco mais complicada de se fazer. As métricas que utilizamos são:

Quanto custam os imóveis na mesma região? Se fizermos uma média, conseguiremos estabelecer um parâmetro para nos guiar.
Em quanto está avaliado o metro quadrado da região?
Quantos metros quadrados tem o seu imóvel?
Quais as condições do seu imóvel? Ele precisa de reforma ou é novo? Possui vagas e/ou outros benefícios?
O seu imóvel fica próximo a metrôs e outras vias de acesso?
Existem projetos de ampliação de áreas verdes, transportes e revitalização da área onde o seu imóvel fica localizado?
Como todos esses fatores são passíveis de análise, é difícil estabelecer um valor imediato para a pergunta “quanto custa o meu imóvel?”. Mas corretores sempre serão bons aliados nessa hora! Não tenha medo de questionar, pois somente assim as suas dúvidas serão esclarecidas.

Utilize essas informações com sabedoria e entre em contato com a Rorato Imóveis para tirar qualquer dúvida!

Ir ao topo