Comprar um imóvel sozinho ou com ajuda de um corretor?

8 de maio de 2017

Uma dúvida comum para quem está procurando seu primeiro imóvel próprio A resposta é sim, especialmente se o profissional escolhido for experiente e transmitir segurança para você. Esta é a melhor maneira de evitar riscos e de garantir uma negociação tranquila. Saiba mais sobre o assunto neste post!

Devo contar com a ajuda de um corretor na hora de comprar um imóvel novo?

Sim, especialmente quando você leva em conta que sem a ajuda de um profissional, corre-se o risco de fechar um mal negócio, de pagar mais pelo imóvel do que ele realmente vale e até de cair em uma armadilha. Para evitar tudo isso, o ideal é escolher um corretor de sua confiança, vinculado a uma imobiliária que possua boas referências. Assim, você conta com todo o apoio necessário para acertar na escolha do imóvel dos seus sonhos, sem precisar correr os riscos envolvidos na negociação feita diretamente com o proprietário. Conheça mais sobre alguns dos principais perigos que podem ser evitados quando se conta com um corretor:

Você não paga mais do que o imóvel vale

Um dos principais benefícios de se contar com a ajuda de um corretor é ter a assessoria de um profissional que entende muito bem sobre o assunto. Ou seja, ele tem a experiência necessária para avaliar corretamente o imóvel. Nessa hora, o profissional leva em conta o estado de conservação da casa, a sua localização e outros elementos que ajudam a definir qual é o correto valor de mercado do imóvel.

Você não corre o risco de cair em uma armadilha

O corretor também tem a responsabilidade de garantir o negócio. Ele analisa, por exemplo, a situação da documentação. Assim, ao transferir o dinheiro para concluir a compra, você pode ficar tranquilo, porque não está correndo o risco de ser enganado por pessoas mal-intencionadas. Além disso, ao avaliar o estado da casa, o corretor tem condições de informar problemas no acabamento da construção, falhas na parte elétrica e nos encanamentos. Ou seja, você sabe exatamente o que está comprando.

Você não deixa de comprar o imóvel dos seus sonhos por falta de opção

Outro ponto positivo em poder contar com um corretor é ter acesso a diferentes tipos de imóveis, até encontrar o que se encaixa exatamente no que você está procurando. O corretor possui uma lista de casas e apartamentos que estão disponíveis no mercado. Quando nenhum deles é o que você deseja comprar, o profissional se encarrega de procurar mais opções que estejam de acordo com o que você busca.

Concluindo, para uma compra segura, o recomendado é contar sim com a ajuda de um corretor!

Pelos motivos citados, o recomendado é sim contar com o apoio de um profissional experiente e de confiança na hora de comprar um imóvel novo. Só assim, você pode ficar tranquilo sobre a compra e ter certeza de que o valor negociado é justo tanto para o vendedor quanto para você!

Quer saber mais dicas e tirar outras dúvidas relacionadas à compra de um imóvel? Acompanhe nossos próximos posts!

 

Ir ao topo