O que influencia no preço de um imóvel

3 de fevereiro de 2017

preço

Muitos são os fatores que vêm influenciando a demanda por imóveis. A estabilização econômica, o aumento do poder aquisitivo da população e a expansão do credito imobiliário são alguns dos elementos que mexeram com as estruturas desse mercado, provocando uma grande valorização no preço dos imóveis. Mas esses não são os únicos. Outros indicadores também são responsáveis pela variação dos preços:

1 – Localização

A localização de um imóvel chega a influenciar em torno de 25% do seu valor. Morar em zonas próximas aos centros comerciais, que possuam boa infraestrutura e acessibilidade, está entre os principais anseios de quem pretende se tornar um proprietário. Boa parte das pessoas que busca comprar um imóvel hoje quer proximidade do trabalho e valoriza a existência de supermercados, shoppings e centros comerciais próximos, além da oferta de transporte público no local. Por conta disso, uma boa localização pode valorizar e muito um imóvel cujas condições não estejam as melhores.

2 – Vaga na garagem

Outro fator que provoca a valorização é a existência de vagas de garagem. É comum que algumas famílias possuam mais de um carro e muitos procuram opções que ofereçam pelo menos duas vagas de garagem. Ter ou não ter garagem pode contribuir com um aumento de 15% no valor do imóvel, segundo as estatísticas. 

3 – Segurança

Principalmente nos grandes centros, a questão da segurança provoca significativamente o aumento do valor do imóvel. Um imóvel localizado em um bairro com baixos índices de violência (principalmente furtos e roubos) chega a ser 15% mais caro do que um imóvel em condições semelhantes em uma localidade menos segura.

4 – Opções de lazer

Além de uma aposta das incorporadoras, a busca por imóveis com amplas áreas de lazer é uma tendência do mercado que prima por qualidade de vida. Piscinas, playgrounds, brinquedotecas e espaço gourmet são alguns dos atrativos presentes em novos lançamentos. Áreas de lazer chegam a influenciar por volta de 10% do valor do imóvel.

5 – Elevador 

Outro item que é bastante demandado durante a compra de imóveis é a presença de elevadores. Por conta disso, um imóvel sem elevador pode custar cerca de 9% menos do que outro imóvel nas mesmas condições. Com o envelhecimento da população, a questão da mobilidade é cada vez mais relevante. Por isso, quem quer comprar um imóvel hoje já visa a comodidade para o futuro. 

6 – Face para o sol

A questão da iluminação é um fato que beneficia e muito um imóvel, em especial as unidades prediais. Além do bem estar estético, um imóvel bem iluminado proporciona a economia de muita energia, influenciando cerca de 7% na valorização do imóvel. 

7 – Altura

Por último, outro fator de grande influência é o andar onde o imóvel está localizado. As unidades mais baixas costumam ser menos procuradas e, por isso, menos valorizadas. Um imóvel localizado nas áreas mais baixas de um prédio chegam a custar 6% menos se comparado às unidades mais altas.

E então, o que você pensa a respeito desse assunto? Restou alguma dúvida? Entre em contato!

Ir ao topo