O que você não pode deixar de avaliar antes de fechar a compra de um terreno

8 de maio de 2017

terreno

A compra de um terreno é um investimento e merece ser feita com cautela. Isto porque cometer erros em algum momento do processo de aquisição pode trazer dores de cabeça e até prejuízos financeiros no futuro. Pensando nisso, preparamos um checklist com itens que você não pode deixar de avaliar na hora de efetuar a compra de um terreno. Acompanhe!

1 – Verifique a papelada

A documentação é um dos primeiros itens com o qual você deve se preocupar. Solicite a matrícula do imóvel no cartório para avaliar o histórico (como foram feitas as compras e vendas, quem foram os proprietários anteriores, se já houve demolições ou averbações, se já foram erguidas ou derrubadas construções, etc). Um corretor de imóveis ou advogado da sua confiança pode lhe ser muito útil na análise desta documentação.

2 – Conheça bem a localização

Com o objetivo da compra bem definido, é importante conhecer os pormenores da localização do imóvel. Como é a vizinhança, como é o comércio local, a segurança, etc.

Se o objetivo é construir uma casa para a família, por exemplo, é mais interessante que o terreno esteja num bairro mais tranquilo, com supermercados e escolas por perte. Se a ideia é abrir uma loja, você precisa saber em que horários a circulação de veículos é menor para que seus fornecedores façam as entregas, entre outras particularidades.

3 – Avalie a vizinhança

Não esqueça: vizinhos podem ser uma bênção ou uma eterna dor de cabeça. Verifique bem como são os imóveis que ficam imediatamente próximos ao seu e qual o nível social e cultural das pessoas que vivem ou frequentam o local. Vá além: analise as imediações, as quadras anteriores e seguintes.

Você conviverá bem com estes vizinhos ou a forma de vida deles é muito diferente da sua? Se for o caso de construir um imóvel comercial, pense se seus clientes se identificarão com a vizinhança. É preciso ser bem pragmático para fazer esta avaliação e ela é muito importante para prevenir surpresas desagradáveis.

4 – Verifique o nivelamento e as dimensões

Como está o nivelamento do terreno? Há desníveis? É plano? Você precisará de um serviço de terraplanagem? Considere os custos que você terá para concertar o nivelamento e avalie se isto não encarecerá a construção.

Da mesma forma, se a ideia é construir, é preciso verificar se as dimensões (largura, comprimento, etc) estão de acordo com o tamanho da casa ou prédio que você tem em mente.

5 – Perceba as condições climáticas

Antes de bater o martelo, verifique se o terreno tem boa ventilação e se há predominância de raios solares durante boa parte do dia. Seja criterioso com detalhes como nascer e pôr do sol. Estas condições climáticas atendem aos seus anseios de construção?

6 – Negocie e compare preços

Conheça bem o mercado imobiliário da cidade e do bairro. Pergunte à vizinhança qual o valor médio dos terrenos. Compare preços, avalie as condições do terreno e também as condições de pagamento. Enfim, negocie com a imobiliária e o corretor que está lhe atendendo.

7 – Entenda as limitações legais

Conheça a legislação da cidade e do bairro onde você está investindo na compra do terreno. Saiba, por exemplo, que tipos de construção você poderá erguer ali e quais os prazos que os órgãos públicos locais lhe darão para as liberações e alvará. Busque entender tudo que é permitido e tudo que é proibido para evitar surpresas.

8 – Vislumbre as possibilidades de valorização ou desvalorização

Como a compra de um imóvel é um investimento, é preciso estar atento às possibilidades de valorização ou desvalorização futuros. Por exemplo, se há um projeto de construção de um shopping que trará muita movimentação para o bairro e você pensa em construir um condomínio de escritórios, talvez isso seja interessante para aumentar o valor dos aluguéis. Já a construção de uma escola pode valorizar uma casa. Neste quesito, um corretor de imóveis de sua confiança também lhe será muito útil.

Você gostou destas dicas? Tem mais alguma em relação à compra de terrenos? Entre em contato!

Ir ao topo