Qual é o melhor momento para comprar um imóvel?

9 de maio de 2017

Comprar um imóvel pode ser a realização de um sonho ou um investimento para o futuro. Quem está enquadrado na primeira categoria quer ter um imóvel próprio, sem ter que se preocupar com aluguel. Já quem quer investir, busca um local que irá se valorizar a longo prazo.

Independente do motivo pelo qual você decida adquirir um imóvel, você deve esperar pelo melhor momento para comprá-lo. Mas afinal, qual é o momento ideal para comprar um imóvel?

Qual é o melhor momento para quem comprar um imóvel para morar?

Quem quer um lar próprio não possui pretensão de lucrar com ele. Por isto, não é possível contar com uma renda extra que compense os gastos com a sua aquisição. Isto deve ser levado em conta ao definir o momento certo para a compra do imóvel.

Normalmente, um aluguel custa 1/3 da renda familiar. E os salários normalmente não acompanham a valorização do imóvel  locado. Por isto, é normal que uma família queira adquirir um imóvel próprio, para que possa ter menos gastos com moradia.

Assim, ao decidir pela compra, a família deve esperar um momento em que seja possível poupar algum gasto: receber um aumento salarial que possa compensar, receber herança ou algum dinheiro considerável que sirva para a entrada do novo lar, alguém que comece a trabalhar, gerando um rendimento familiar maior, entre outros fatores.

Para você ter uma ideia: a entrada em um apartamento ou casa é, normalmente, de 20% a 30% do valor total, além das parcelas do financiamento. Uma opção é esperar juntar o valor da entrada para então adquirir o imóvel, verificando se a parcela não irá ultrapassar 30% da renda familiar.

Por isto, deve-se atentar sempre o peso das parcelas no orçamento, para que a troca não comprometa a saúde financeira da família.

O mesmo tipo de raciocínio vale para quem já possui um imóvel e deseja vendê-lo para comprar um maior. Neste caso, o melhor momento seria assim que recebesse o valor integral do local que vendeu.

Qual é o melhor momento para quem quer investir em um imóvel?

Normalmente, quem quer investir em um imóvel para alugá-lo já possui um imóvel próprio. Neste caso, pode ocorrer duas situações: já morar em um lugar bom e querer comprar outro para este fim ou decidir mudar da atual residência e então alugá-la.

De qualquer forma, a pessoa está buscando uma renda complementar a curto prazo ou a longo prazo. Se for a curto prazo, deverá ter em mente que é necessário ter o valor integral da compr, ou então boa parte do valor do aluguel poderá ir para pagar o financiamento pelo novo local. Se for a longo prazo, o valor da locação poderá ser utilizado para abater as prestações do financiamento, gerando lucro apenas quando ele for quitado.

Por isto, é preciso definir qual a sua pretensão. É a partir dela que será possível determinar qual é o melhor momento. Caso seja a primeira opção, você terá que esperar ter o valor total do imóvel; caso seja a segunda, apenas o valor da entrada.

O importante é que, caso seja possível, espere pelo melhor momento. Afinal, seja para realizar um sonho ou para investimento, o ideal é esperar para que a compra não se transforme em pesadelo e dor de cabeça. Por isto, cautela é sempre bom. Avalie bem a sua situação e, quando chegar o momento, realize a compra.

Quando chegar a hora, procure a Rorato Imóveis. Teremos a casa ou apartamento ideal para as suas pretensões!

Ir ao topo