Quanto tempo leva para sair o financiamento de um imóvel?

19 de março de 2017

vvvv

A compra de um imóvel é, sem dúvida, um dos maiores investimentos que uma pessoa faz ao longo de sua vida. E mesmo com a crise econômica que o nosso país enfrenta atualmente, não faltam recursos financeiros na praça para quem tem ficha limpa e deseja se livrar do aluguel.

Na hora de financiar uma casa ou apartamento, o prazo de liberação do financiamento é um dos pontos mais importantes com os quais você deve se preocupar, pois ele ditará o sucesso ou não da sua empreitada. A seguir, descubra quanto tempo leva para que o financiamento de um imóvel seja liberado e o que fazer para acelerar o processo.

Qual o tempo para a liberação de um financiamento?
O tempo de aprovação do financiamento é um dos principais problemas enfrentados no processo de compra de um imóvel. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), o tempo médio para a liberação nas instituições financeiras é de até 40 dias. Porém, em casos mais extremos, o prazo pode chegar a três meses. Grande parte das construtoras costuma dar um prazo de 30 a 60 dias, contados a partir da emissão do Habite-se do imóvel, para que o comprador busque crédito na instituição financeira logo após a conclusão da obra.

Caso não consiga a liberação neste período, o comprador pode ter que pagar multas de 1% ao mês e correção de preço pelo Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M). Já quem busca um imóvel usado pode perder o negócio, caso o financiamento demore para ser liberado pela instituição financeira e o vendedor tenha urgência em vender a unidade.

Mas é importante lembrar que este prazo não depende apenas da agilidade do banco. Os meses de demora podem ser resultado da não aprovação de crédito do comprador, dos problemas que ele tem na liberação do FGTS, nas documentações necessárias para registrar a compra ou do atraso na entrega do empreendimento.

Por que demora tanto?
A grande maioria dos gestores de bancos não sabe dizer, com exatidão, qual o prazo médio total que o comprador leva para obter um financiamento imobiliário. Eles apenas consideram o tempo médio do processo na sua instituição financeira, não levando em conta o prazo para a obtenção de toda a documentação e certidões necessárias em órgãos públicos. Enquanto algumas oferecem a aprovação de crédito no mesmo dia e um tempo médio para a emissão do contrato do financiamento de nove dias, outras liberam o financiamento somente após 18 dias.

Mas estes prazos exigem que a documentação do comprador e do vendedor estejam em ordem. Caso existam erros ou haja a necessidade de documentos adicionais, o prazo certamente fica maior. Além disso, se o comprador não tiver crédito aprovado pelo banco e precise buscar outra instituição financeira, os prazos de cada banco se acumulam e o processo pode demorar ainda mais. Neste caso, o banco que financiou o empreendimento também pode criar obstáculos para influenciar o comprador a desistir da mudança.

O que fazer para acelerar o processo?
Construtora, vendedor, instituição financeira, cartório e prefeitura. Todos estes elementos fazem parte do processo de venda de um imóvel e podem influenciar diretamente no tempo para liberação do financiamento. Embora todo o processo dependa muito deles, os próprios compradores podem contribuir para acelera-lo. Abaixo, confira algumas dicas que certamente irão ajudar:

Procure um cartório

O prazo de emissão do contrato dos bancos pode ser drasticamente reduzido se o comprador procurar um cartório, fizer uma escritura pública e registrar o imóvel em um tabelião de notas. Isso porque este profissional é especializado nestas operações e o serviço prestado por ele pode ser muito mais rápido e barato do que o oferecido pelos bancos. Além disso, os contratos feitos pelas instituições financeiras podem ter problemas jurídicos, que geralmente levam o cartório a exigir a correção do documento, atrasando ainda mais a liberação do financiamento. Fazendo isso, o comprador poderá receber o contrato e o registro do imóvel em um prazo que varia entre cinco e dez dias úteis.

Tenha crédito aprovado no banco

Caso não opte pelo cartório e sim pelo banco, o comprador precisa primeiramente ter crédito aprovado. Mas para isso, ele deve apresentar os documentos pessoais que comprovem sua renda e mostrem seu histórico de crédito e, em alguns casos, a renda de seus parentes. As instituições financeiras normalmente aprovam o crédito rapidamente, mas este processo pode levar uma semana ou até mais.

Peça informações

O comprador também deve pedir o máximo de orientações possível ao banco e ao cartório para poder fornecer a documentação correta e se informar se há a necessidade de entregar documentos mais específicos. Além disso, como a migração de financiamentos entre bancos e o uso do FGTS na compra do imóvel envolvem informações sigilosas, o comprador deve fornecer dados precisos. Quaisquer erros exigirão que o comprador refaça toda essa etapa, o que pode dobrar o tempo para a liberação do financiamento.

E então, entendeu quanto tempo leva para que o financiamento de um imóvel seja liberado e o que fazer para acelerar o processo? Caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato conosco. Estamos a sua disposição!

Ir ao topo