VOLTAR

A Importância da segurança e acessibilidade nos imóveis

Quando se fala em segurança nos imóveis, pensamos qual a importância da segurança e acessibilidade nos imóveis com pessoas idosas morando. Geralmente pensamos nos mecanismos e práticas utilizados para evitar furtos e invasões, certo? Porém, quando a segurança está aliada à acessibilidade, ela toma uma dimensão ainda maior. Neste caso, passamos a pensar na segurança das pessoas que precisam de adaptações a dificuldades de equilíbrio e flexibilidade, por exemplo.

Os principais interessados neste assunto são os proprietários de imóveis que têm filhos pequenos e os idosos.

Idosos merecem autonomia

 

Um imóvel que garanta segurança e acessibilidade deve ser planejado para garantir liberdade de ir e vir às pessoas com idade avançada. Ou seja, garantir autonomia àqueles que geralmente começam a apresentar dificuldades de visão, redução de audição, problemas de saúde, etc.

A importância da segurança e acessibilidade nos imóveis deve incluir portas mais largas, barras de apoios nos banheiros (no box, próximas aos sanitários e até próximas à cama), tomadas mais acessíveis, vasos sanitários mais altos, etc. Pensando na terceira idade – que não para de crescer no Brasil -, as construtoras geralmente oferecem apartamentos adaptados nos andares próximos ao térreo. A facilidade de locomoção é um fator primordial para a qualidade de vida desta população.

O que diz a lei sobre acessibilidade de idosos em imóveis?

 

A Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, amplamente conhecida como Estatuto do Idoso, é clara no artigo 38: “nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte:

Inciso I: reserva de pelo menos 3% (três por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos;

Inciso III: eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade ao idoso”.

Portanto, os empreendimentos que aceitam financiamentos por meio de recursos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, basicamente), precisam se adaptar a esta legislação.

 

Crianças exigem cuidados

 

Quando falamos da importância da segurança e acessibilidade nos imóveis, pensamos também nas crianças, fica até mais fácil imaginar os cuidados necessários em um apartamento: grades ou redes de proteção nas janelas para evitar quedas, proteções nas tomadas visando a curiosidade dos pequenos e possíveis choques elétricos e por aí vai.

Dicas de segurança e acessibilidade em seu imóvel

 

Se você se encaixa neste público (é idoso, convive com um ou tem filhos), observe as dicas a seguir sobre a importância da segurança e acessibilidade nos imóveis, antes de adquirir seu imóvel ou as utilize para fazer adaptações:

 

Idosos

 

Evite escadas. O ideal é que o imóvel tenha rampas que facilitem a locomoção de cadeiras de rodas;

Prefira móveis não muito baixos nem muito altos, para evitar que os idosos tenham que se abaixar ou se esticar muito;

Use cores quentes nas paredes internas para estimular os sentidos dos idosos;

Evite deixar tapetes soltos. Você pode fixá-los com fitas adesivas;

Inclua superfícies antiderrapantes em banheiros.

Crianças

 

Insira grades ou redes de proteção nas janelas para evitar quedas;

Prefira móveis com cantos arredondados para não limitar a movimentação dos pequenos e evitar acidentes (isso também vale para os idoso);

Coloque proteção nas tomadas para evitar choques por eletricidade.

Você busca um imóvel que alie segurança e acessibilidade? Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo.

Conheça meu canal no Youtube

Se preferir, assista esse conteúdo no vídeo

 

Caso queira ver mais conteúdo em vídeo clique abaixo e me  siga lá.

Reproduzir vídeo