Ao longo dos anos, o aumento do nível do mar tem gerado impactos na costa da cidade, como a erosão do solo e a inundação das ruas devido às fortes chuvas associadas à ressaca do mar.
Com o objetivo de trazer mais conforto e segurança aos frequentadores da praia e de ampliar as estruturas já existentes instalando equipamentos de lazer para uso da comunidade, a orla de BC foi alargada, passando dos atuais 25 para 70 metros.
O projeto de alargamento da orla e proteção da costa de Balneário Camboriú foi feita com a alimentação artificial da Praia Central através de aterro hidráulico (material transportado ao local por meio de água canalizada) em toda faixa de areia, desde o ponto extremo da Barra Sul ao final da Barra Norte. A areia para o aterro veio de uma jazida situada no fundo do mar, a 15km de distância.
Priorizando técnicas modernas de baixo impacto ambiental, o projeto de revitalização da orla de Balneário Camboriú solucionou os problemas de infraestrutura e mobilidade urbana, principalmente nas épocas de maior movimento na cidade. A mudança vai trazer mais lazer e segurança para os moradores e visitantes, além de promover ainda mais o turismo na região
O projeto vai revitalizar toda a orla da Praia Central,: duas pistas de via, uma faixa de ônibus, novo calçadão, estacionamento, ciclovia, pista de corrida, rampas de acesso à praia, recomposição vegetal e núcleos para comércio e serviços. A previsão é de que os trabalhos durem 18 meses.
De acordo com o projeto, ao longo da orla haverá parque, playground infantil, academia de ginástica, local para animais de estimação, bicicletários e decks.
Os quiosques também serão reformulados. Estão previstos também novos postes de iluminação e lixeiras.
Parte da estrutura será montada sobre a areia. Portanto, ao final dos trabalhos, a faixa de areia da praia ficará menor.
Em relação à restinga, ela será plantada na areia, com plantio em toda a praia, reposição da vegetação, cercamento e monitoramento.
Terminaram as obras estruturais do Molhe do Pontal Norte, em Balneário Camboriú. Agora começa a fase de urbanização.
A urbanização do molhe inicia em uma praça, junto à Avenida Atlântica. O mesmo modelo arquitetônico será seguido ao longo da estrutura, que adentra o mar, com bancos e guarda corpos.
Na ponta do molhe está prevista a instalação de uma obra de arte, que lembra um veleiro.
A ideia é que o molhe do Pontal Norte seja um novo atrativo turístico em Balneário Camboriú, nos moldes do Molhe da Barra Sul, que recebe milhares de turistas todos os anos.
Mas a estrutura também terá outra função: o direcionamento das águas do Rio Marambaia para alto-mar, e a contenção das futuras obras de alargamento da Praia Central.
Você tem alguma dúvida? Entre em contato
Se preferir, assista esse conteúdo no vídeo
Caso queira ver mais conteúdo em vídeo clique abaixo e me siga lá.
Design criado por Alexandre Rorato
Design criado por Alexandre Rorato