Veja os cuidados que você deve ter com o financiamento imobiliário. A Economia brasileira está com expectativa de aumentos dos juros. Com isso, é normal que a cautela na hora de buscar um financiamento imobiliário aumente. Contudo, não é somente do cenário econômico que deve ser considerado na hora de recorrer a uma instituição financeira para financiar um imóvel.
Dito isso, vamos aos Cuidados que você deve ter com o financiamento imobiliário:
O primeiro cuidado que você deve tomar é verificar se há alguma restrição em seu nome. Para fazer isso, utilize o serviço Serasa Consumidor. Nele, a partir do seu CPF, você consegue verificar se há alguma restrição.
Qualquer ponto percentual a mais ou a menos na taxa de juros fará toda a diferença para o seu orçamento pessoal. Por isso, faça uma pesquisa em diversos bancos para verificar quais são suas taxas, analise sempre pela CET (custo efetivo da total), ela vai mostrar todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. Algumas instituições disponibilizam estas informações em seus sites. Faça simulações prevendo o pagamento em dia e também possíveis atrasos para que você consiga se planejar com folga.
Por via de regras, os bancos liberam financiamento com parcelas no valor de até 30% da renda do cliente. Contudo, é aconselhável se comprometer somente com 20 ou 25% para não passar por apertos.
Não assine contratos sem passar um pente fino em todas as cláusulas. Dê uma atenção especial para àquelas que tratam de “amortizações” e “taxas extraordinárias”. Se tiver dúvidas, consulte um profissional especializado (advogado ou especialista em financiamento imobiliário) para que ele lhe “traduza” o “juridiquês” da papelada.
Existem dois seguros obrigatórios para o financiamento imobiliário. São eles: o “mortuário” (para casos de morte ou invalidez do contratante) e o “seguro por danos ao imóvel”. Todo e qualquer adicional só pode ser incluído na negociação se você concordar.
É bom saber que haverá taxas para registro do imóvel no cartório e também o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), nos casos em que o comprador adquire um imóvel de outra pessoa. Os valores de ambos podem variar de cidade para cidade e de estado para estado. Alguns bancos oferecem a possibilidade de acrescer estas despesas no montante financiado.
Então, estas dicas ajudaram? Você está preparado para comprar um imóvel? Se tiver alguma dúvida, Entre em contato
Se preferir, assista esse conteúdo no vídeo
Caso queira ver mais conteúdo em vídeo clique abaixo e me siga lá.
Design criado por Alexandre Rorato