A orientação solar de um imóvel é um assunto cheio de controvérsias. Afinal, a face norte é sempre a melhor? Qual a melhor posição solar para o seu imóvel? É possível driblar os efeitos de um posicionamento ruim? Estas são dúvidas comuns que, por vezes, recebem repostas esquivas ou geram mais dúvidas ainda.
Basicamente, o que precisamos compreender é que a orientação de um imóvel em relação ao sol é uma característica e, como toda característica, possui aspectos positivos e negativos. Cabe a nós enaltecer os melhores aspectos, enquanto lidamos com outros que não são muito desejáveis. Norte, sul, leste ou oeste: qual a melhor posição solar para o seu imóvel? Algumas informações básicas que você precisa saber a respeito da incidência solar no seu imóvel são:
Imóveis com a fachada orientada para o norte recebem luz solar o dia inteiro.
Imóveis com a fachada orientada ao sul recebem pouca luz solar.
Imóveis com a fachada orientada para o leste receberão mais luz solar durante o período da manhã.
Imóveis com fachada orientada a oeste terão o seu pico de luz durante a tarde. Então quer dizer que se eu decorar essa lista, já estou apto a escolher a melhor posição solar para o meu imóvel? Não! Existem fatores que vão alterar as caraterísticas de cada posicionamento. Por exemplo: Se há um prédio, árvores ou qualquer corpo que obstrua a frente do seu imóvel a incidência solar será atenuada. Quanto mais ao norte do Brasil, mais altas as temperaturas são; quanto mais ao sul, mais frio o clima se torna. Dessa maneira, a tão desejada face norte não é uma boa opção em todos os casos. Com a engenharia moderna, é possível desfrutar de apartamentos e casas construídos de modo que possamos aproveitar os benefícios do sol em diferentes estágios do dia. Mas é possível contrabalançar as características negativas de cada tipo de orientação solar.
É interessante que todos os cômodos recebam luz solar em diferentes quantidades. A sala e os quartos normalmente são os ambientes que mais necessitam de luminosidade e, caso sejam voltados para o norte ou leste, ficarão mais quentes durante o dia. Caso o seu imóvel tenha alta incidência de luz solar, é possível amenizar o seu efeito com cortinas, persianas e vidros de proteção solar que deixam a luz entrar, mas bloqueiam o calor. Já a falta de luz solar exige manutenção constante para evitar a proliferação de fungos e mofo. Além disso, é necessário que o imóvel seja decorado de modo a realçar a iluminação e a circulação de ar.
Algo muito importante que as pessoas esquecem de mensurar ao escolher a orientação solar do seu imóvel é de combiná-la ao seu perfil de vida. Em outras palavras, se você chega a sua casa somente no final da tarde, talvez prefira uma orientação solar voltada para o oeste, por exemplo. A orientação solar pode representar variação no valor final de um imóvel, por isso é necessário estudar as plantas e, se possível, visitar o imóvel em diferentes horários para ter certeza de que a escolha certa foi feita.
Agora que você já sabe mais sobre a orientação solar, que tal encontrar o imóvel com as características que você procura? Alguma dúvida? Entre em contato
Se preferir, assista esse conteúdo no vídeo
Caso queira ver mais conteúdo em vídeo clique abaixo e me siga lá.
Design criado por Alexandre Rorato